terça-feira, 23 de março de 2010

Quando uma GRANDE ESTRELA se apaga

Partiu alguém do tempo em que fazer música significava compor e não fabricar grandes canções


Depois de postar seguidamente aqui no brógui sobre astros sem brilho próprio, oriundos da infinita constelação de fakes e wannabes bu$cando $eu e$paço no mundo pop, é bom de vez em quando reconhecer um BIG STAR de verdade, só pra variar um pouco.

A primeira vez que ouvi falar desse sujeito aí da foto foi como o cara que dá nome àquela música do Replacements. Aliás, longe de ser uma música qualquer, ALEX CHILTON é um classicaço eterno da ex-banda de Paul Westerberg.

Não q isso faça alguma diferença pra mim.

Três discos do BIG STAR [1971-1974], grupo liderado por Alex Chilton, estão entre os 500 melhores da história do rock, segundo a Rolling Stone estadunidense.

E mais: na curiosa lista dos 100 mais tristes, do semanário inglês New Music Express, ficou em primeiro com Third/Sister Lovers, à frente de consagrados tristões tarja-preta como Joy Division, Billie Holiday e Nick Drake. Só alegria.

Não q isso faça alguma diferença pra mim.

O Big Star serviu de influência direta pra outras grandes estrelas do rock; gente do calibre de Elliott Smith, Teennage Fanclub, REM, Replacements, Primal Scream, Wilco, Rubín y los Subtitulados... [ ¿cómo no conocés a Rubín?, boludo!!! ].

Não q isso faça alguma diferença pra mim.

A morte prematura de Chilton não poderia vir num pior momento, pois o mesmo faria no fim de semana seu retorno triunfal aos palcos com a banda, após 30 anos de hiato, no festival texano South by Southwest.

Não q isso faça alguma diferença pra mim.

Apesar de igualmente idolatrado pela classe e crítica especializada, Alex Chilton nunca se importou por não ter feito sucesso com o Big Star. A sua prioridade sempre foi criar - pura e simplesmente - grandes canções e melodias perfeitas.

- O ideal para mim seria ganhar muita grana sem que ninguém te reconhecesse na rua. [...] Eu não quero ser como Bruce Springsteen. Não preciso de tanto dinheiro e não quero 20 seguranças me seguindo.

Isso faz uma senhora diferença pra mim.

Rock 'n Roll is here to stay / Come inside where it's okay / And I'll shake you..



Children by the million sing for Alex Chilton when he comes 'round / They sing "I'm in love, What's that song? / I'm in love with that song"

..

William Alexander Chilton [ December 28, 1950 - March 17, 2010 ]
..

Nenhum comentário: