quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ENTREVISTA: Santiago Motorizado, o profeta do caos [ PARTE I – começo do fim ]



Entonces
, o cara da foto acima é o gogó da banda El Mató a un Policía Motorizado, natural de La Plata, 57 Km distante da capital Buenos Aires, formada em 2003, que lançou o EP Tormenta Roja e logo depois o seu debut homônimo [e já clássico], ambos pelo selo independente Laptra, em 2004.

Um ano depois, iniciam uma trilogia de EPs cujos temas seriam nascimento, vida e morte. Navidad de Reserva [2005] e Un Millon de Euros [2006] são lançados e aclamados por crítica e público. No fim de 2008 sai a terceira e última parte da trilogia, Día de los Muertos.

Sobre a sonoridade do El Mató, pode-se dizer que los chicos recorrem ao bom e velho indie rock-noise pop, pero com acento próprio [algo que eles chamam de kraut rock campestre] baseando-se, claro, nos seus heróis de outros tempos, seja mergulhando nas melodias e experimentações de Sonic Youth e Jesus and Marychain, seja incorporando a simplicidade e inocência punk dos conterrâneos Embajada Boliviana, eterna influência. E as letras são de uma honestidade e simplicidade comoventes, diretas, cotidianas, poesia beat, de poucas frases, mas com muito a dizer.

Além de ser a banda com o nome mais legal que se tem notícia, é respeitadíssima no meio under argentino, tanto pela mídia especializada quanto pelos fãs de rock daquele país. Mas o que importa mesmo é que eles possuem o selo ¡tanto faz tanto fez! de qualidade. hehe

O vocalista e baixista Santiago Motorizado falou a este humilde brógui sobre o último capítulo desta trilogia noise, de como foi tocar em São Paulo, do seu amor pela banda gaúcha Superguidis [e quem não os ama, afinal?], do fim do mundo e do que ele mais gosta de escutar na noite de Natal.

O único porém para os incautos leitores é que as respostas de Santiago Motorizado em castellano não foram traduzidas.

Explico: é pura e simplesmente uma preguiça consciente, com o intuito de contribuir para a integração da cena independente latinoamericana, algo que o jornalista Senhor Fernando Rosa já faz há muitos anos, e de diferentes maneiras.

Ah vai, espanhol é o novo português, ou vice-versa. hehe

Aí, aviso logo que a parada tá grande, por isso: senta que lá vem história. Ou, como diria a sexóloga: relaxa e goza.


¡TantoFaz.TantoFez!- Os arranjos das canções deste último EP da trilogia [Día de los Muertos] estão mais elaborados, se comparados aos dos discos anteriores; há mais teclados, guitarra acústica e até uma música de 8 minutos! Como foram as mudanças no som da banda para este disco?

Santiago Motorizado: Estuvimos mas tiempo en el estudio que los discos anteriores, hubo una decision previa de que el disco sea mas cargado y oscuro, porque la tematica lo exigia de alguna manera. Una especie de solemnidad pop, no tomada muy en serio, aunque un poco si, pero hacerlo fue divertido y estamos contentos con el resultado.


¡TF!- E por que tanto tempo de espera entre o segundo EP, de 2006, e este, do final de 2008? Foi um processo natural, para priorizar os conciertos? Cheguei a pensar que o CD não sairia antes do diciembre final [citação de trecho da canção La Celebración del Fuego, um dos temas mais legais do EP].

S.M: Jajaja [risos], queriamos sacarlo antes, pero por ese tiempo que nos tomamos en el estudio, se retraso, pero fue para bien, para sacarlo en el punto mas optimo que se pueda.


¡TF!- Existe um porquê para as cores das capas de cada um dos 3 EPs, ou seja, há um motivo específico para el nacimiento ser vermelho, la vida verde e la muerte azul?

S.M: Hay un significado, el azul puntual de Día de los muertos, es un azul oscuro, y va con la tematica oscura. El rojo por la navidad papa noel-coca cola de esta parte de la historia y el verde por usar un color mas claro, mas referente a cuestiones mas puras.


¡TF!- Os shows do El Mató são sempre catárticos. A molecada canta as canções como se fossem hinos, se apropriam delas. Mesmo as canções aparentemente mais lentas ganham força ao vivo e convidam os chicos a pogar em rodas punk. Você tem alguma teoria acerca desse fenômeno?

S.M: Es raro y hermoso, mas eso puntual que hablas, sobre canciones que tienen un tempo semi lento e igual generan ganas de bailar, es raro y no lo analizamos mucho, es mejor disfrutarlo asi como es y no tratar de generarlo, las cosas que se den naturales, es una frescura que no hay que poner en juego.


¡TF!- A banda caminha para uma evolução dentro de seu estilo. Um cambio natural, me parece. Existe algum fã antigo de vocês que não aprovou tal mudança e que chama a banda de vendida, pop, ou até traidora?

S.M: Jaja [risos], no, pero seguramente hay chicos que les gusta el primer disco, algunos mas el segundo, algunos mas el tercero y otro mas el ultimo, me han llegado opiniones dentro de todos estos casos que te cuento. Se generan conexiones entre el arte y el receptor de maneras infinitas y eso es genial, todo lo referente a una banda me encanta, hasta las cosas que pueden parecer malas, como las que vos me ejemplificas, son en un punto demostraciones de amor.


¡TF!- Hoje há muitas bandas de qualidade vindas de La Plata como El Mató, 107 Faunos, Señor Tomate, Norma, Shaman y los Hombres en Llamas... O que existe de diferente na cidade [no clima, talvez na água... hehe] que contribua com o aparecimento de tantas boas bandas?

S.M: La plata es una ciudad chica, cultural en cierto sentido y donde se vive un clima tranquilo, de pueblo grande. Todo a la sombra de capital que queda a media hora de viaje por autopista. Mientras uno puede vivir la riqueza cultural de la gran ciudad vecina, tambien se vive un clima relajado para la creacion, contrario a ese clima de buscar el triunfar, el exito, lo mediatico, lo urgente, que puede llegar a vivirse en Buenos Aires. Creo que es uno de los miles de espectos que pueden llegar a generar una escena de bandas muy rica.


¡TF!- E que influência você acredita que Los Redondos [uma das bandas mais importantes e populares do país nos anos 80, vindos de La Plata] deixam nas bandas da cidade hoje?

S.M: Lo que pasa es que los Redondos es una banda muy popular a nivel nacional, en un momento dejaron de ser de La Plata, no eran personas que uno podía cruzarse por la calle, dejaron de vivir acá. Creo que en La Plata hay una tendencia a la canción, a la melodía concreta y sutil, después a partir de eso, aparecen todas sus posibles variantes que acompañen eso. Quizas las influencias mas importantes sean de bandas con mas identificación local, como los Peligrosos Gorriones, Embajada Boliviana, Circulo de Medianoche, Virus, Las Canoplas, etc.


¡TF!- Como você vê essa integração crescente hoje entre países vizinhos, sobretudo Brasil e Argentina? O El Mató já tocou no Brasil mais de uma vez. Como foi o show de vocês em São Paulo, por exemplo?

S.M: Tocar en San Pablo fue increible, la gente bailaba y cantaba las canciones, no entendíamos nada, es algo que nunca voy a olvidar, y espero se repita. Creo que con la nueva comunicación, con el myspace y estas cosas, se ha logrado algo nuevo, y por eso pasan estas cosas, es genial y hay que aprovecharlo.

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