sábado, 14 de fevereiro de 2009

HOLOCAUSTO CANIBAL e a nova culinária indígena na Amazônia

Estes dois posts terríveis abaixo deveriam ter sido publicados ontem, mas forças ocultas impediram-me de fazê-lo. Sabe como é, sexta-feira 13...



Este brógui sugere hoje um clássico do terror, o inigualável HOLOCAUSTO CANIBAL [Itália, 1979], direção de Ruggero Deodato e roteiro do criativo Gianfranco Clerici.

A película italiana é considerada uma das obras de cinema mais inesquecíveis, brutais e brilhantes já concebidas no seu estilo.

A história é a seguinte: quatro jovens cineastas norte-americanos se embrenham na Floresta Amazônica pra fazer um shockumentary. Para tanto, pretendem filmar tribos canibais que supostamente ainda existem na Amazônia. Mas eles desaparecem misteriosamente.

Mais tarde, descobre-se que os jovens yankees foram devorados como junk food pelos índios de uma das tribos.

Prato cheio para a polêmica, pois muitos espectadores [inclusive a polícia, na época] pensaram que se tratava de um massacre real, tamanha a veracidade das imagens exibidas.

- Ah, tipo o Bruxa de Blair...

Sim, tipo. Só que filmado 20 anos antes.

Holocausto Canibal é o que se costuma chamar de snuff film, ou seja, está na galeria de filmes que mostram pessoas sendo mutiladas e mortas de maneira bizarramente realista. A ponto de confundir o espectador e sucitar no mesmo a seguinte pergunta:

- E se fosse verdade?

Pois é...

..

Índios são suspeitos de canibalismo no Amazonas. [Globo Online, 17h14 - 10/02]

"[...]Corpo de rapaz de 21 anos foi esquartejado e encontrado em aldeia kulina. A polícia de Envira (AM) diz que órgãos teriam sido ingeridos pelos indígenas. [...]"

..

Na opinião deste brógui, o Ministério do Turismo e a Funai não podem perder a oportunidade de incluir uma nova atração entre os roteiros obrigatórios da maior floresta equatorial do planeta. Algo do tipo:

- Descubra como as tribos indígenas se alimentam, de corpo e alma.

Além da cultura, biodiversidade, flora e fauna já conhecidas da região, é imprescindível um passeio gastronômico pela rica culinária da aldeia kulina. O chef gourmet local será o seu guia; um profissional altamente capacitado e de refinado conhecimento em cuisine e anatomia humanas.

Um espetáculo para todos os gostos!

Atenção: se o chef indígena pedir um dedo de prosa com você, turista, na dúvida... tire o anel.

...

Marcus Losanoff

Nenhum comentário: